Cachoeira do Ramalho

Cachoeira do Ramalho

Avaliações médias

Galeria

Descrição

Saindo da cidade de Andaraí, a trilha até a cachoeira do Ramalho por baixo leva em torno de 2 horas. A caminhada é realizada a maior parte do tempo dentro do cânion do Rio Baiano, onde é possível avistar vestígios históricos de garimpo em diversos pontos da trilha e ainda curtir um banho no Poço do Fervedor. Na Chapada Diamantina, os locais chamados de poço são os trechos mais largos do rio, onde as águas estão mais calmas, tornando-se um ambiente ideal para nadar e se refrescar.


A bela cachoeira impressiona com seus 90 metros de altura e pode ser contemplada, preferencialmente, nos períodos de chuva, pois ela seca em algumas épocas do ano.

Vegetação


A busca pelo diamante alterou a paisagem na região. Nos locais onde existem vestígios do garimpo, observe a vegetação: ela também é resultado desse período. 

Nesses locais havia uma espessa camada de solo acima das rochas, que hoje estão expostas pois foram removidas pelos garimpeiros. Como resultado, as plantas, sobreviventes das áreas vizinhas, ocuparam esses solos rasos e se adaptaram às rigorosas condições, dando origem a atual vegetação:  plantas crescendo direto nas rochas (como orquídeas, canelas-de-ema e bromélias), plantas instaladas em fendas (arbustos e algumas árvores) e “colchões” de capins e arbustos nos locais onde se formou uma camada de solo raso.

Este tipo de vegetação tem uma classificação própria, diferente dos demais, sendo chamado de campo rupestre (literalmente, sobre as rochas). Embora a maior parte da vegetação seja resultado da regeneração, há muitas espécies raras que ocorrem ali, muitas delas exclusivas (endêmicas) desta região.

Visitação


Andaraí


Trekking todo o roteiro.





1 dia

Distância média a pé


12 km  - ida e volta








Posts

Eventos

Reserva

Cachoeira do Ramalho: máximo de 40 pessoas por dia

Mapa

Lugares relacionados