Política de Privacidade e Cookies

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO

Política de privacidade 

Apresentação: quem somos, o que fazemos e para quem fazemos

Nós da Janoo valorizamos a confiança que você deposita em nosso serviço de agendamento online quando você escolhe a nossa plataforma para agendar uma visita ao seu atrativo turístico preferido. É por isso que temos o dever de lhe informar quais são os seus direitos quando o assunto é segurança e tratamento de dados.

Acreditamos que você deve sempre saber quais dados coletamos sobre você e como utilizamos esses dados, e que deve ter controle significativo sobre isso. Queremos capacitá-lo (a) a tomar as melhores decisões sobre as informações que você compartilha conosco. Essa é a finalidade básica desta Política de Privacidade.

A previsão é de sete minutos para leitura. Viu só? É rapidinho! E, ao final, você saberá tudo de que precisa para proteger o seu direito à privacidade! Vamos nessa? 

Visão geral: o que vou encontrar nesta Política de Privacidade?

Você encontrará uma série de perguntas e respostas sobre como tratamos seus dados pessoais e quais são os seus direitos sobre este tema e a forma de exercê-los.  

Ao final da leitura, você deverá ser capaz de saber com clareza: (i) com que finalidade tratamos seus dados e (ii) como você poderá exercer seus direitos de exclusão e correção de dados pessoais.

Caso você concorde com nossos Termos e Condições de Uso, que são compostos pela nossa Política de Privacidade e Política de Cookies, poderá agendar os atrativos de sua preferência por meio da nossa plataforma.

Por outro lado, caso discorde dos termos aqui expostos, dos tratamentos que damos aos seus dados, discriminados neste documento, ou para quem os transferimos, não poderemos, infelizmente, cadastrá-lo (a) na plataforma e nem lhe fornecer nossos serviços. Existe também a opção de limitar a quantidade de dados que tratamos sobre você: para isso, leia nossa Política de Cookies. 

Leu tudo, está ciente e concorda? Então seja muito bem-vindo (a) e se prepare para viver a sua próxima experiência turística com a gente! 

Glossário

Para facilitar a leitura de nossa política de privacidade, preparamos um glossário com os conceitos necessários à completa compreensão. 

EQUIPE GESTORA: é formada pelo agente de recepção e pelo gestor, os quais são os responsáveis por todo o passeio turístico agendado por você;

AGENTE DE RECEPÇÃO: é o responsável por te receber quando você chega ao local turístico, garantindo que tudo está em conformidade para sua entrada no passeio;

GESTOR: é o dono do ATRATIVO, responsável pela administração e gerenciamento de todo o passeio turístico; 

USUÁRIO: é você, aquele com quem estamos nos comunicando. É quem efetua o cadastro na PLATAFORMA em busca dos serviços turísticos disponibilizados pelo GESTOR, podendo agendar o passeio para si mesmo e/ou para terceiros;

PLATAFORMA: ferramenta virtual que serve como meio de intermediação entre o GESTOR do ATRATIVO e o USUÁRIO, permitindo o agendamento, compra e/ou reserva de ingressos online para visitação dos ATRATIVOS;

ATRATIVO: é o local turístico gerido pelo GESTOR, que disponibiliza para visitação do consumidor turista;

DADO PESSOAL: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;

DADO PESSOAL SENSÍVEL: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

DADO ANONIMIZADO: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;

BANCO DE DADOS: conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico;

TITULAR: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

CONTROLADOR: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

OPERADOR: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.

Quais dados tratamos, de que forma e com qual finalidade? 

Para que você saiba com precisão quais dados coletamos e a finalidade da coleta, elaboramos a tabela abaixo, garantido assim a sua autodeterminação informativa:

DADOS PESSOAIS NÃO SENSÍVEISDADOS PESSOAIS SENSÍVEISFINALIDADE DO TRATAMENTO
Nome, CPF, RG, CNPJ, endereço postal, e-mail, contato telefônico, data do check-in no atrativo.O tratamento destes dados tem por finalidade possibilitar o cumprimento do contrato, permitindo que você visite o atrativo turístico escolhido. Assim, o responsável pela sua reserva (guia, agência de turismo) e você podem ser identificados no dia da visitação. Seu contato servirá também para que possamos enviar novidades sobre o atrativo e informações sobre a sua reserva.
Data de nascimentoA finalidade é restringir o acesso à plataforma por menores de 18 anos, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Dados bancários, dados de cartão de crédito.A finalidade é possibilitar o pagamento da reserva por meio da plataforma. 
Foto do usuário.O tratamento pode se dar quando você mesmo publica uma foto no seu perfil, que ficará visível ao público, ou quando recebemos seu documento de identificação: carteira de estudante, RG, passaporte ou CNH. Neste caso, a finalidade é prevenir fraudes e garantir a segurança do titular dos dados pessoais.
Eventual comorbidade de saúde que impacte na realização da visita ao atrativo turístico.No ato do agendamento, o usuário, se assim desejar, poderá informar se possui alguma necessidade ou condição médica a ser atendida que impacte a visita ao atrativo turístico. A finalidade desta coleta é a proteção da vida e da incolumidade física do titular ou de terceiro que tenha contratado a visita ao atrativo. Referidas informações poderão ser utilizadas para preservar a saúde do turista em caso de acidente e resgates.

Quais informações são tratadas automaticamente ao acessar a nossa plataforma? 

Algumas vezes, quando entramos em sites, deixamos registros do nosso acesso. A quantidade de dados registrados varia de página para página. Nós da Janoo coletamos automaticamente os seguintes dados de acesso:

InformaçãoFinalidade
Geolocalização aproximadaFornecer, personalizar, avaliar e melhorar nossa publicidade e nosso marketing, além de fornecer melhores opções de atrativos, eventos e serviços, de acordo com sua localização.
Endereço IPRegistramos o seu endereço de IP para prevenir fraudes e garantir a sua segurança, além de cumprir obrigação legal contida no Marco Civil da Internet.
Página visualizadaPor motivo de legítimo interesse da plataforma em saber quais atrativos estão sendo mais acessados, coletamos essa informação ao acessarem nossa página.
Horário de acessoFornecer, personalizar, avaliar e melhorar nossa publicidade e nosso marketing.
Sistema operacionalPor motivo de legítimo interesse da plataforma, registramos o sistema operacional por meio do qual você acessou a página, possibilitando que nossos desenvolvedores corrijam eventuais erros da página.
Informações de transação de pagamentoPara cumprimento do contrato, é necessário acessar o instrumento de pagamento usado, data e hora da operação, valor do pagamento, data de vencimento do instrumento de pagamento e código postal de cobrança

Quais informações NÃO coletamos sobre você?

Nós nunca iremos lhe pedir para informar sua convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato, filiação a organização de caráter religioso, filiação a organização política e dados referentes a sua vida sexual. Caso receba algum e-mail solicitando as referidas informações, denuncie a fraude enviando um e-mail para [email protected] .

Como nós lidamos com dados pessoais de crianças e adolescentes?

A proteção de crianças e adolescentes é uma prioridade para nós da Janoo. Acreditamos que todo tratamento de dados de menores de 18 anos deve ser feito com o consentimento expresso do responsável legal comprovado. Dessa forma, caso verifiquemos que foi realizada uma reserva em nome de alguma criança/adolescente, poderemos tomar medidas adicionais de segurança para ajudar a verificar se o usuário que efetuou a reserva tem permissão legal para tanto. 

O procedimento inclui, mas não se limita, à solicitação de envio de documento de identidade pelo responsável, juntamente com autorização manuscrita permitindo o tratamento de dados do menor.

Caso você seja o responsável legal de alguma criança/adolescente e deseje realizar uma reserva em nome dela, será necessário conceder autorização expressa, conforme modelo disponibilizado, devendo o mesmo ser feito em caso de reservas efetuadas por guias e agências de turismo. 

Compartilhamos suas informações com outras pessoas?

Quando você deseja visitar um atrativo turístico, o gestor do atrativo precisa saber algumas informações sobre você, para que ele possa lhe receber no dia da visitação. Assim, para cumprir o contrato e possibilitar a sua visita, compartilhamos dados da sua reserva com a equipe gestora do atrativo.

Recebemos informações sobre você?

Quando você deseja visitar um atrativo turístico e opta por delegar a tarefa da reserva a um guia ou agência de turismo, seus dados serão recebidos por meio deles, com a finalidade de cumprir o objeto contratado.

Por que compartilhamos informações com os gestores do atrativo turístico?

A equipe gestora do atrativo pode ser tanto uma pessoa física quanto uma pessoa jurídica, pública ou privada, e ela será a única responsável por permitir a visitação ao atrativo agendado. Compartilhamos dados sobre sua reserva com a equipe gestora do atrativo porque é ela que te receberá na sua visitação. Cada atrativo possui regras próprias e, a depender do atrativo escolhido, a visitação estará condicionada a fatores epidemiológicos, climáticos, naturais e legais (como, por exemplo, o pagamento de taxas), podendo haver cancelamento da visitação sem aviso prévio por iniciativa da equipe gestora do atrativo turístico. 

Além disso, o compartilhamento é necessário porque a equipe gestora, composta pelo dono do atrativo, denominado “gestor” e pelo “agente de recepção”,  conferirá seus dados no dia e hora agendados para a visita, na entrada do atrativo, garantindo a conformidade.

É também a equipe gestora do atrativo que irá lhe informar, orientar e tirar dúvidas quanto ao passeio, por meio de um serviço de Atendimento ao Turista indicado na página de cada atrativo. 

Órgãos públicos terão acesso aos meus dados?

Havendo determinação legal ou judicial, poderemos compartilhar dados sobre você com órgãos públicos. Ou seja, podemos compartilhar seus dados com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento de órgão público ou ordem judicial.

Quais são os seus direitos?

A Janoo considera essencial que você conheça os seus direitos! É por isso que informamos que você possui os seguintes direitos, garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados: (i) saber quais dados temos sobre você, (ii) retificar dados;  (iii) solicitar a exclusão de dados que temos sobre você* (iv) ser informado sobre com quem compartilhamos os dados que temos sobre você. 

 *Caso exista obrigação legal, poderemos manter seus dados mesmo havendo solicitação de exclusão, como no caso de obrigação fiscal. Mas não se preocupe, caso tenha dúvidas ou solicitações, entre em contato conosco.

Como você pode exercer os seus direitos?

Por meio de nossa plataforma, você poderá corrigir seus dados, excluir, retificar as informações inseridas no momento do cadastro. E não se preocupe: é muito fácil! Basta ir no seu “perfil” ou em “detalhes da conta” e efetuar as alterações.

Caso não consiga encontrar a opção desejada, entre em contato conosco por meio do e-mail: [email protected]

AVISOS IMPORTANTES: O que você precisa saber antes de viajar?

É muito importante que você se prepare com bastante antecedência para visitar o passeio turístico reservado e mantenha sempre contato com o guia, agência de turismo ou gestor que fez a sua reserva, pois cada atrativo possui exigências técnicas e epidemiológicas específicas. Por exemplo, a depender do atrativo escolhido, a visitação estará condicionada a fatores epidemiológicos, climáticos, naturais e legais (como, por exemplo, o pagamento de taxas), podendo haver cancelamento da visitação sem aviso prévio, determinado pelo gestor do atrativo, algo sobre o qual não temos ingerência. 

Cada atrativo tem uma regulamentação própria,  isto é, Termo de Cancelamento e Adiamento próprios do atrativo que se pretende visitar. Significa que o turista deve conferir todas as exigências antes de viajar! Essas regulamentações são de responsabilidade e conferência do próprio gestor do atrativo (equipe gestora), que deverá te manter sempre atualizado.

Dessa forma, as regras sobre as exigências específicas de cada atrativo, a exemplo de: necessidade de equipamento especial de trilha, necessidade de contratação de condutor de visitante/guia, condições físicas mínimas necessárias para visitação, vacinação e seguro, deverão ser consultadas diretamente com o gestor, por meio da área chamada “informações”, indicando o gestor responsável pelo atrativo, onde o usuário poderá tirar suas dúvidas sobre os serviços turísticos com o próprio gestor. 

Assim, nossa plataforma não tem ingerência sobre tais exigências, sendo responsabilidade do usuário apresentar os requisitos necessários no dia da visitação, sob pena de não conseguir acessar o atrativo.

Por quanto tempo seus dados ficarão com a gente? 

A segurança dos seus dados e a sua satisfação são a nossa maior preocupação, por isso temos o dever de te informar com clareza por quanto tempo guardaremos os seus dados pessoais. Como as leis tributárias brasileiras podem cobrar do nosso time informações  sobre todos os clientes obtidas há pelo menos cinco anos, este será o período de tempo pelo qual manteremos os seus dados em nossas bases. 

Caso deseje excluir sua conta ou algum dado específico antes do término deste período de cinco anos, a obrigação legal tributária possivelmente impedirá que façamos isso por você imediatamente, mas fique tranquilo, sempre te daremos uma resposta caso haja alguma exceção jurídica que possibilite essa exclusão! Para saber se podemos excluir os seus dados, basta enviar sua dúvida para o e-mail: [email protected]

Não deseja receber as nossas comunicações de marketing? 

Fique tranquilo! Os usuários que não desejem receber e-mails de marketing podem seguir as instruções de cancelamento de assinatura contidas ao final da mensagem. Você pode optar por não receber e-mails e outras mensagens da nossa plataforma.

Podemos alterar nossos Termos e Condições de Uso?

Sim, podemos alterar nossa política de privacidade e cookies, que compõem os nossos Termos e Condições de Uso, a qualquer momento. Mas não se preocupe! Enviaremos uma notificação informando o conteúdo da alteração para o e-mail cadastrado.

Aviso legal: tentativas de fraude e segurança

Nós adotamos todas as medidas possíveis para resguardar a sua privacidade e proteger as informações que coletamos sobre você, mas também contamos com você! Caso você opte por compartilhar informações pessoais em perfil público, como rede social ou página pública do Janoo, alertamos sobre as medidas de segurança básicas que devem ser adotadas: não divulgar o seu código de reserva em página pública/perfil público, nunca fornecer dados bancários por e-mail, não fornecer senhas por SMS, não fornecer a terceiros códigos de confirmação, dentre outras medidas de segurança, evitando, assim, tentativas de fraude.  

Internamente, toda a nossa equipe é orientada sobre como proteger seus dados pessoais, bem como nossos parceiros, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância para os nossos objetivos, além do compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos desta Política de Privacidade.

Informações de contato

Para dúvidas ou reclamações sobre esta Política de Privacidade ou sobre quaisquer outros tópicos dos Termos e Condições de Uso, entre em contato enviando um e-mail para [email protected]

POLÍTICA DE COOKIES

O que é?

A Política de Cookies tem o objetivo de dar ao usuário empoderamento de dados, ou seja, informações claras e precisas sobre como usamos os seus dados colhidos durante a navegação em nosso site.

O que são “cookies”?

São pequenos pacotes de informações (códigos) que, caso você autorize, podemos colocar no seu navegador para saber informações sobre: qual sistema operacional você está utilizando, de qual estado você está acessando o nosso website e qual é o seu usuário. 

Por que perguntamos se você aceita ativar nossos “cookies”?

Para que possamos conhecer melhor os nossos usuários, “cookies” (pequenos pacotes de informações) servem para nos fornecer informações sem que você precise preencher um formulário, como, por exemplo: a cidade de onde você está acessando os nossos serviços, o atrativo turístico que você mais visualizou e o seu endereço IP, por exemplo. Assim, quando você nos autoriza a instalar em seu navegador esses pacotes, podemos saber um pouco mais sobre como você utiliza a plataforma. 

Eu sou obrigado (a) a aceitar os  “cookies” em meu navegador?

Não. Nem todos os “cookies” são necessários para o funcionamento da página. Você pode optar quais deseja ativar e quais não deseja utilizar. Veja a tabela com os dados que, caso você autorize, coletaremos de forma automática e a sua finalidade:

DADOS COLETADOSFINALIDADE
IP Mascarado, IP não mascarado, porta lógica de origem.Identificar você e o dispositivo utilizado para acessar nosso site.
Registros de interação com website, geolocalização, session ID, cookies, dados públicos do facebook, Linkedin e Twitter, data e hora de acesso, título da página vista, URL da página vista, resolução de tela do dispositivo, cliques para fora do site, versão do sistema operacional, tipo do dispositivo, marca do dispositivo, número de visitas ao site por um mesmo usuário.Esses são os dados coletados automaticamente do seu dispositivo, caso você autorize, e são utilizados para fins de análise e pesquisa. Assim, podemos administrar e oferecer serviços cada vez melhores e específicos aos seus interesses.
TIPOS DE COOKIEDESCRIÇÃO
Cookies essenciais do siteEsses cookies são estritamente necessários para que você consiga acessar nossa plataforma.  Por exemplo, eles nos permitem exibir nosso website no formato e idioma adequados, autenticar e verificar suas transações e login, e preservar o conteúdo do seu “carrinho” de reservas. 
Cookies facultativos 1Esses cookies nos ajudam a compreender como o nosso site está sendo usado por você: qual é a eficácia das campanhas de marketing e também nos ajudam a personalizar e a melhorar a nossa plataforma para você, em função daquilo que te interesse mais. 
Cookies facultativos 2Esses cookies são usados para tornar as mensagens de publicidade mais relevantes para você, por exemplo, mostrando o atrativo turístico que mais foi visto por você. Eles realizam funções como impedir que o mesmo anúncio continue a surgir de forma repetitiva e medem o desempenho dos anúncios apresentados, como o número de pessoas que clicou nele.
Cookies facultativos 3São os cookies de redes sociais, aqueles que possibilitam que você compartilhe dados que estão em nosso site em suas redes sociais, por exemplo, botões “Compartilhar no Twitter” ou “Compartilhar no Instagram”.

Por que utilizamos os “cookies” facultativos?

Como a grande maioria de fornecedores de serviços online, usamos cookies para fornecer, proteger e melhorar os nossos serviços, inclusive lembrando quais são as suas preferências, reconhecendo-as quando você visita o nosso site e personalizando e adaptando os nossos anúncios aos seus interesses.

Como você pode bloquear os cookies?

Assim que você entra em nosso site, aparece uma tela pedindo para você dizer se aceita nossos cookies facultativos ou não. Quanto aos cookies essenciais, também é fornecida a opção de aceitá-los ou não, porém, no caso deles (cookies essenciais), o acesso à página será impedido, caso você opte por bloqueá-los. 

INFORMAÇÕES DE CONTATO E ENTIDADES RESPONSÁVEIS 

Para dúvidas ou reclamações, entre em contato enviando um e-mail para [email protected] .

Janoo – sua viagem começa agora

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Endereço: Rua Perilo Benjamin, 47, Centro. Segundo Andar.

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