Entenda a reabertura do gradual do Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
Os atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), localizado no interior da Bahia, estão sendo reabertos gradualmente para o turismo desde o mês de novembro de 2020.
O processo de reabertura está sendo noticiado no site do ICMBio, orgão gestor desta unidade de conservação.
Para definir quais atrativos serão abertos ou não, o ICMBio acata:
- o posicionamento das autoridades sanitárias em nível municipal, estadual e federal;
- das comunidades que residem no interior do Parque Nacional, quando for o caso,
- e considera critérios de vulnerabilidade ambiental.
Para evitar aglomerações e minimizar o impacto causado pelo visitação, o ICMBio utiliza o Janoo – plataforma virtual colaborativa de agendamento para atrativos turísticos. O objetivo é contribuir no controle do fluxo de visitantes.
Como funciona o agendamento colaborativo
Basta acessar o endereço janoo.com.br , escolher a categoria Chapada Diamantina, atrativo, a data que deseja visitá-lo e informar o número de pessoas que estão no seu grupo.
Você irá visualizar quantos agendamentos já existem para a mesma data e o limite de visitantes indicados para aquele local.
Caso o atrativo já tenha atingido o número limite indicado, recomendamos que você selecione outro atrativo ou outra data para visitá-lo.
Atrativos reabertos
Cachoeiras
Sossego, Ribeirão do Meio, Capivari, Mixila, Palmital; Andorinhas, Sete Quedas e Funis, Cachoeira do Cardoso, Mar de Espanha e Cachoeira da Sibéria.
Trilhas
Pai Inácio-Barro Branco, Trilha da Cachoeira da Moça Loira, Trilha da Cachoeira do Bate-palmas, Trilha da Cachoeira do Córrego de Pedra, Trilha do rio preto até a Toca do Caboclo, Trilha da Cachoeira da Fumacinha (por cima e por baixo), Trilha da Cachoeira da Matinha, Trilha da Cachoeira Véu de Noiva; Trilha da Cachoeira da Fumaça (por cima); Trilha Poném – Águas Claras; Trilha Capão – Águas Claras, Trilhas Rio Preto – Rodas – Ponte Velha, Trilha da cachoeira Purificação.
Travessias e outros atrativos
Travessia da cachoeira da Fumaça (por baixo), Travessia Capão-Lençóis, Travessia da Cachoeira do 21, atividades náuticas no Rio Preto; Poço Redondo (rio Paraguaçu).
Regras de segurança sanitária
Para entrar no Parque Nacional da Chapada Diamantina será obrigatório seguir os protocolos sanitários abaixo:
- Uso de máscara;
- Grupos de no máximo 10 pessoas, incluindo o condutor;
- Manter distanciamento de 2 m de outros visitantes;
- Higienizar as mãos com álcool em gel 70% em cada parada ou logo após trechos que necessitem utilizar as mãos, como “escalaminhadas”;
- Resíduos contaminantes, como máscaras, devem ser embalados e descartados fora do Parque Nacional seguindo as normas municipais.