O Museu Vivo do Garimpo funciona em uma antiga toca de garimpeiro restaurada e adaptada para expor objetos ligados à história do ciclo do Diamantina iniciado em Mucugê.
onde o visitante pode deliciar-se da história da mineração de diamantes na Bahia, conhecendo também diamantes e carbonados naturais, máquinas de lapidação inglesas do século XIX, todo o ferramental que o garimpeiro utilizava e muito mais. Visitar o Museu do Garimpo é fazer uma verdadeira imersão na história, não só de Mucugê mas da Chapada Diamantina.
Horários:
Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo:
Das 08:30 às 17:30
Distância do receptivo até o ponto final: 400 metros
Nível de dificuldade: Leve
Faixa etária: Livre
. Atividades: Acesso à galeria, ao laboratório, e aos atrativos naturais: Rio, trilhas, cachoeiras e sítio arqueológico.
. Não inclui: Transporte e lanche
. Localização: Parque Municipal de Mucugê, BA 142.
. Ponto de partida: Parque Municipal de Mucugê, BA 142.
● Número de visitantes permitidos por vez: 15 ;
● Obrigatória a apresentação do cartão de vacina contra Covid-19 seja virtual ou fisico;
● Use máscara durante todo o período, exceto em atividades como banhos, flutuação e alimentação;
● Mantenha distanciamento de 2m de outros visitantes;
● Evite compartilhamento de equipamentos (como celular, máquina fotográfica, lanterna, luvas, cajado, binóculo, capacetes, mosquetões, mochilas, garrafas de água, cordins etc.). Higienize as mãos e equipamentos com álcool gel 70% caso haja necessidade de troca de equipamentos;
● Higienize as mãos com álcool gel 70% em cada parada ou logo após trechos com obstáculos ou de “escalaminhada”, em que seja necessário apoiar as mãos em alguma superfície (rocha, árvore e raiz, entre outras);
● Embale corretamente e descarte resíduos contaminantes, como máscaras e luvas corretamente e seguindo as normas municipais.