Esse passeio é uma ótima pedida para quem gosta de caminhadas curtas. A partir da loja de artesanato Toca do Morcego, na rodovia BA-142, a trilha até a cachoeira leva em torno de 15 minutos. Apesar do trecho curto, é preciso ter atenção para passar por pedras irregulares.
O poço para banho é uma barragem que represa o fluxo de água formando uma deliciosa piscina natural com borda infinita. A cachoeira está no leito do Rio Paraguaçu, um dos rios mais importantes da Bahia, responsável pelo abastecimento de 60% da região metropolitana de Salvador. É nas serras do Parque Nacional que o rio ganha corpo, sendo alimentado pelos rios Preto, Pati, entre outros.
O local é uma ótima opção para quem gosta nadar, tomar banho de rio e assistir o nascer do sol e da lua. Na maior parte do ano, as águas do poço são tranquilas, mas em épocas de chuva o banho no poço Donana pode ser perigoso.
Para complementar o passeio, é possível, ainda, remar de stand up paddle pelo rio Paraguaçu, com seu próprio equipamento ou contratando uma agência que ofereça essa atividade.
Rodovia BA 142 - km 4 (ponto de referência: Toca do Morcego)
Duração média do passeio
Meio turno
Carro e trekking
Utilizar máscara durante todo o período no interior do Parque Nacional, exceto em atividades como banhos, flutuação e alimentação. Caso haja necessidade de retirá-la (casos de mal-estar, por exemplo), deve-se ampliar o distanciamento (4 a5 m);
● Formar grupo de no máximo 10 pessoas, incluindo a eventual contratação de guia/condutor de visitantes e seu auxiliar;
● Manter distanciamento de 2m de outros visitantes;
● Evitar compartilhamento de equipamentos (como celular, máquina fotográfica, lanterna, luvas, cajado, binóculo, capacetes, mosquetões, mochilas, garrafas de água, cordins etc.). Higienizar as mãos e equipamentos com álcool gel 70% caso haja necessidade de troca de equipamentos;
● Higienizar as mãos com álcool gel 70% em cada parada ou logo após trechos com obstáculos ou de “escalaminhada”, em que seja necessário apoiar as mãos em alguma superfície (rocha, árvore e raiz, entre outras);
● Embale corretamente e descarte resíduos contaminantes, como máscaras e luvas, fora do Parque Nacional e seguindo as normas municipais.
As trilhas do Parque Nacional são rústicas e não possuem sinalização. Resgates em áreas naturais são complexos, caros e demorados.