Vale do Pati: casas se adequam a protocolos contra covid e acompanham situação sanitária estadual para anunciar reabertura

Vale do Pati: casas se adequam a protocolos contra covid e acompanham situação sanitária estadual para anunciar reabertura

Casas de apoio foram vistoriadas e já estão adequadas aos protocolos sanitários. Ainda não há data prevista para reabertura pois ICMBio, moradores e prefeituras estão avaliando a situação sanitária estadual

As casas do Vale do Pati, comunidade localizada no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Bahia), já estão adequadas para receber visitantes de acordo com os protocolos sanitários de combate a covid-19. As hospedagens que manifestaram interesse na reabertura foram vistoriadas pelas vigilâncias sanitárias dos municípios de Andaraí e Mucugê e receberam um selo autenticando as adequações.

De acordo com as autoridades sanitárias locais, foram vistoriadas sete casas e todas atenderam as exigências do protocolo e, ainda, incrementaram novas medidas de segurança, tais como instalação de dispensers de álcool 70%, área de recepção, distanciamento mínimo em áreas comuns, e alterações na forma de servir as refeições.

Havia uma expectativa para reabertura ainda em março, porém, devido às restrições das atividades não essenciais que vem ocorrendo no estado, o planejamento foi adiado e não há nova previsão.  

Próximo passo para reabertura 

Agora que as casas de apoio já estão adaptadas, os próximos passos para a reabertura do Vale do Pati são: definição da data pelos moradores e formalização junto ao ICMBio. Após isso, turistas, condutores e agências poderão fazer reservas de hospedagem e atrativos turísticos. 

Também estão previstas ações de comunicação para informar turistas e o trade sobre as novas regras de visitação.  

Todo o planejamento, porém, pode ser afetado a qualquer momento pelas medidas municipais, estaduais e federais para conter o avanço da covid-19. 

Por isso, sugerimos que os interessados fiquem atentos aos canais oficiais de comunicação sobre o Vale do Pati. 

Onde se informar sobre a reabertura 

As próximas notícias sobre a reabertura parcial do Vale do Pati serão divulgadas:

Como funciona a reabertura do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Para a retomada da visitação, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina, acata o posicionamento das autoridades sanitárias em nível municipal, estadual e federal; das comunidades que residem no interior do Parque Nacional, quando for o caso, e considera critérios de vulnerabilidade ambiental.

Saiba mais: Entenda a reabertura do gradual do Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Atividades:
Leave your comment
Comment
Name
Email
X