Cachoeira do Mosquito

Cachoeira do Mosquito

Avaliações médias

Galeria

Descrição

A Cachoeira do Mosquito, além de ser uma das mais belas da Chapada Diamantina, é o atrativo natural em área particular e de acesso fácil que dispõe da melhor infraestrutura turística no município de Lençóis.

Inserida na Área de Proteção Ambiental APA Marimbus-Iraquara, a cachoeira oferece um visual de rara beleza, do alto de seus quase 70 metros, emoldurada por mata nativa preservada.

O nome “Mosquito” vem da época do garimpo e era o nome dado aos minúsculos diamantes encontrados no poço da cachoeira, onde se garimpava. Atualmente, a contemplação, a caminhada e o banho estão entre as atividades que substituíram o garimpo na cachoeira e entorno.

A trilha é de baixa complexidade com 980 metros de extensão. Ao final dela, a recompensa: à direita, o canyon do rio Mosquito, à esquerda, o véu de noiva que se descortina à frente do paredão, tudo impressiona: a força da água, a beleza da vegetação presa na rocha, até a possibilidade de encontrar um “mosquito” em meio ao cascalho.

Como chegar

No total, 38km separam o centro de Lençóis do início da trilha para “o Mosquito”; desse total, 20km são no asfalto, os outros 18km são em estrada vicinal em bom estado. Nos últimos 6km, entre a sede da Fazenda e o início da trilha, há um mirante com rampa de acesso para cadeirantes e de onde é possível contemplar a cachoeira de frente e fazer belas fotos, num visual arrebatador.

Logo à frente, o estacionamento com capacidade para 40 veículos indica que daí em diante, só a pé. Um último ponto de apoio com sanitários, venda de água mineral, água de coco e refrigerantes.

Horários

  • Aberto todos os dias (sujeito a alterações sem aviso prévio, confira calendário sobre disponibilidade na data escolhida);

Horário de abertura: 8 h
Horário de encerramento: 17 h
Horário máximo de chegada: 15h30.

Classificação

A Cachoeira do Mosquito possui um Sistema de Gestão da Segurança baseado na norma ABNT NBR ISO 21101:2014  – Turismo de aventura-Sistemas de gestão da segurança-Requisitos.

O percurso inclui trecho de estrada de terra, trilhas definidas, passagens por pedras, travessia de rio, descida e subida a maior parte do percurso equipado por escada e é classificado conforme referência da ABNT NBR 15505-2, para uma pessoa comum, adulta, não-esportista e com bagagem leve, sendo classificado abaixo:

NÃO é permitido:

  • subir, sentar e/ou ficar em pé no guarda-corpo do mirante,
  • cigarros,
  • bebidas alcoólicas,
  • entrada de animais,
  • som eletrônico,
  • nudismo,
  • caçar ou pescar,
  • recolher pedras, plantas ou animais,
  • acender fogueira,
  • acampar.

Restaurante Cravada – A antiga sede da fazenda Santo Antônio foi adequada para receber os turistas em visita à cachoeira. Quem vai ou volta da cachoeira não resiste a uma galinha de quintal, uma carne do sol com pirão de leite, um carneiro ensopado, um feijão de corda, os cortados de abóbora e de palma e tantas outras variedades deliciosas da culinária típica regional. Vale ressaltar que os vegetais e temperos servidos são produzidos na própria fazenda, dentro dos critérios da agricultura orgânica e sem uso de agrotóxicos. Os sucos são de frutas naturais da região.

Horário do Restaurante Cravada: das 11 às 15h30; todos os dias.

Events

Reserva

Formas de pagamento: Somente em espécie (dinheiro) – Pagamento na portaria.

O que inclui: acesso ao mirante, ao estacionamento, e à trilha.

O que não inclui: condutor, transporte nem alimentação.

O que levar: roupas leves, tênis, boné, protetor solar, repelente e água

Serviços opcionais:
Restaurante buffet (12:00 h às 15:30 h)
Quiosque – venda de água e refrigerante

Horário de abertura: 8 h
Horário de encerramento: 17 h
Horário máximo de chegada: 15h30.

Vagas limitadas: 80 pessoas por turno.
Agendamento: www.janoo.com.br
Adiamento/Cancelamento: desmarcar reserva no site, pelo menos 48 h antes da data marcada

Atendimento ao turista:
Telefone: +55 75 99826-6477
Instagram: @cachoeiradomosquitooficial

Mapa

Lugares relacionados