Logotipo do Cabeçalho
Imagem de um ingresso
0
Menu do Usuário
Ícone de status

Logo do gestor

Terramater - Imersão sensível na Natureza Viva

Ibicoara-BA BA - Chapada Diamantina

1

Visita guiada

Monitores irão acompanhar os visitantes
Free Image

Cancelamento grátis

Até um dia antes do passeio você pode cancelar sem custos | Saiba mais

Tipo de Local

Trilha
Produção agroecológica

Descritivo

Uma imersão sensível, crítica e transformadora na Natureza Viva, a TerraMater.AgroEcologia se apresenta como um projeto de Turismo Rural, de interação cidade-campo, voltado para “despertar o sentir” e “aguçar o pensar” por meio de uma imersão na e com a natureza viva da TerraMater e uma reflexão contemporânea a partir da AgriCultura.

A AgroEcologia como base científica e filosófica, a TerraMater tem origem nos “movimentos de contracultura” das comunidades rurais alternativas (décadas de 1970 e 80), desde a AgriCultura Alternativa até a AgroEcologia, como um movimento de luta e resistência, uma ciência crioula sistêmica, uma práxis agrícola, um modo de Vida e um projeto civilizatório.

Hoje, a TerraMater é um núcleo de resistência, de estudos, de encontros, de debates e de uma práxis agrícola desafiadora, em oposição ao modelo produtivista capitalista, através da proposta visionária de um novo projeto civilizatório, “de um mundo onde caibam todos os mundos, povos e pessoas” (Zapatistas de Chiapas), e que para tanto, “uma nova AgriCultura como necessária” (Fórum Social Mundial).; resgatando saberes, valores e tradições da AgriCultura Camponesa.

A Floresta como paisagem funcional, o AgroEcossistema TerraMater, baseado em sistemas AgroFlorestais, apresenta uma paisagem agrícola bela e funcional, que convida à contemplação e ao deleite. Trata-se de sistemas AgroFlorestais BioDversificados, fundamentados nos princípios da AgroEcologia e na dinâmica funcional das Florestas. São dois desenhos e modelos de manejo: o primeiro, implantando uma Floresta em uma lavoura de Café anteriormente à pleno sol; e o segundo, introduzindo o cultivo de Café em consórcios dentro da Floresta raleada, na tradição da Cabruca, com o resgate de uma variedade típica da Etiópia.

A ressignificação e ressacralização da AgriCultura, desde uma AgriCultura de processos, de base familiar e de inspiração Camponesa, que busca o sentido e a unidade em Gaia, e a comunhão com PachaMama no reconhecimento e na valorização do Campesinato como importante categoria e base social do campo para o pós-capitalismo (Octavio Ianni). Então ressignificar e ressacralizar a AgriCultura e a natureza: para o Mundo, para a Vida, para Gaia, como uma AgriCultura ética e responsável, “para a saúde plena da natureza e das pessoas” (C. Aubert), “que cultiva e colhe o sol” (tradição chinesa), e que assim, neste cultivo guardião, “nos façamos seres humanos melhores em nossa humanidade” (Fukuoka), com o “objetivo do florescimento da consciência humana” (R. Steiner). Uma AgriCultura refundada com a Agroecologia, com centralidade e radicalidade na Vida, na natureza e nas pessoas, como um tributo à Gaia e à PachaMama do “afagar a terra aos mistérios e desejos da terra” (C. Buarque).Uma interação crítica - sensível numa imersão sensorial-amorosa, na TerraMater-AgroEcologia, como uma via Campesina com um projeto de Turismo Rural, que tem a ambiciosa pretensão de despertar e estimular em nós o “sentir a vida” em sua totalidade e unidade em Gaia; e “aguçar o nosso pensar crítico”, a partir da interação dialógica-dialética entre nós; da interação sensorial-respeitosa com a natureza viva; e da interação amorosa “com nossa casa comum”, a Terra (Laudato Si’ – Papa Francisco).

“Há que se cuidar da Vida e do Mundo” (Coração de Estudante – Milton Nascimento).

E por fim, como Visão de Mundo, da Vida e do Futuro, na perspectiva utópica do Eco-Socialismo e na CosmoVisão ancestral do BemViver, no entendimento e compromisso de “Gaia como sujeito de direitos, de cuidados e de amor” (Abya Yala).

Por tanto, mais do que uma atividade turística, é um convite à reflexão e à ação como nos inspira P. Freire, de que é preciso reagir à realidade injusta e cruel, com indignação e “esperança ativa”, e como nos ensina A. Einsten, através de “uma nova mentalidade”,semeando utopias, cultivando esperanças e acreditando na colheita de um futuro melhor.Vamos então viver essa experiência, de uma autentica oportunidade de Turismo Rural, de uma imersão ativa e crítica na natureza viva, natural e agrícola da TerraMater,como uma morada de PachaMama, com uma ousada proposta agrícola e de Vida, na práxis da resistência AgroEcológica em oposição e resiliência ao modelo hegemônico, explorador-degradador da Agricultura como um negócio, mas em defesa da AgriCultura como uma cultura do cuidado e do Turismo como uma possibilidade de transformação, ecomo consequência, quem sabe, isso se torne algo fenomenológico, pois a utopia pode estar logo ali...

Saudações da TerraMater, com as bênçãos de PachaMama.

Atividades permitidas

Caminhada
Observação de pássaros
Observação de fauna
Observação da flora
Turismo de Natureza
Turismo Pedagógico
Contação de histórias
Experiências gastrônomicas
Turismo rural

O que levar

  • Roupas leves e confortáveis
  • Tênis confortáveis
  • Bota de trilha
  • Óculos de sol
  • Repelente de insetos
  • Protetor solar e labial
  • Máquina fotográfica ou celular com câmera

Prepare-se para:

  • Caminhada em áreas irregulares
  • Caminhadas de mais de 30 minutos

Inclui

Checkmark Icon

Condutor de visitantes, guia ou monitor

Checkmark Icon

Bônus de 1 pacote de café de 250g

Checkmark Icon

Acesso à propriedade e atrações listadas na descrição

Checkmark Icon

Acesso a trilha

Checkmark Icon

Outros tipos de alimentação e ou bebidas

Não inclui

Close Icon

Transporte até o ponto de encontro

Close Icon

Alimentação

Close Icon

Seguro para atividades

Close Icon

Fotos ou vídeos do passeio

Close Icon

Entradas em atrações adicionais

A partir de

R$ 120,00

por pessoa

Ícone Mês Anterior
setembro 2025
Ícone Próximo Mês
D
S
T
Q
Q
S
S
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4

Horários de entrada disponíveis

14:30 às 16:30

(8 vagas)

O que você deve saber

Idade permitida: Livre para todas as idades

Dificuldade:

Ícone de Aviso

É proibido:

  • Usar som eletrônico em volume alto
  • Recolher pedras, plantas ou animais
  • Acender fogueira
  • Caçar ou pescar
  • Deixar lixo no local
  • Usar fogos de artifício ou balões

Como chegar até o ponto de encontro/entrada

Caminhada longa (+ de 20 minutos)
Caminhada longa (+ de 20 minutos)
Carro próprio
Carro próprio
Carro alugado/táxi/carro de aplicativo
Carro alugado/táxi/carro de aplicativo
Veículo de agências
Veículo de agências
Ônibus
Ônibus
Buggy
Buggy

...