Para avistar a imponente Cachoeira da Fumaça por baixo, com seus 380 metros de altura, é preciso ter disposição e espírito de aventura. Este roteiro geralmente é feito por travessia do Vale do Capão para Lençóis ou vice-versa.
Esta trilha foi historicamente utilizada para acesso aos garimpos, e locais com maior abundância de caça, extração de palmitos e cultivo de roças. Com a chegada do turismo, ela passou também a ser utilizada pelos visitantes para fazer a ligação entre Capão e Lençóis.
O percurso passa por áreas de remanescentes florestais bem conservadas, como o vale do rio Capivara que possui características de mata atlântica, onde crescem árvores como a quaresmeira, a sapucaia e a quina. Durante a caminhada também é possível avistar ruínas do período do garimpo, como na Serra do Veneno, local que foi muito habitado por garimpeiros neste período.
Além de nadar no poço de uma das maiores cachoeiras do país, a travessia passa por mais duas belas cachoeiras, a do Capivara e do Palmital. O roteiro pode ser feito com duas ou três pernoites em acampamento selvagem, o que significa caminhar carregando comida, água, roupas e equipamentos. Durante a travessia é preciso subir e descer serras e caminhar por longos trechos de leito de rio, onde é necessário caminhar sobre pedras.
Essa trilha não deve ser feita em períodos de chuva, devido ao risco de tromba d’água e quando as pedras ficam ainda mais escorregadias, aumentando o risco de acidentes.
Acesso à Unidade de Conservação
Estacionamento
Banheiros e vestiários
Serviço de guia ou condutor
Informação de destaque para ter atenção
Idade permitida: Livre para todas as idades
Dificuldade:
Em Lençóis, a entrada da trilha está a 1 km do centro. No Vale do Capão, é necessário percorrer 5 km de estrada de terra até o povoado de Campos para iniciar a trilha.