Parque Natural Municipal da Muritiba

Parque Natural Municipal da Muritiba

Avaliações médias

Galeria

Descrição

A área do Parque Natural Municipal da Muritiba faz parte do bioma Caatinga.

São aproximadamente 66 hectares que protegem nascentes e remanescentes florestais em um trecho do rio Lençóis, conhecido como rio Serrano.

Tudo isso, a poucos minutos a pé do Centro Histórico de Lençóis, Chapada Diamantina -Bahia.

Visitação






Livre para todas as idades

  • Muritiba por baixo (autoguiada) - grau de dificuldade leve
  • Muritiba por cima (obrigatório condutor de visitante local) - grau de dificuldade de leve a moderado .  Envolve caminhada em áreas irregulares e trechos em aclive/declive.


Bebidas como água e refrigerante podem ser adquiridas no interior do Parque



Horários: Todos os dias das 08h às 18h. Entrada somente até às 17h

Disponibilidade poderá ser alterada por causas que exerçam perigo à vida ou ao bem-estar.

Para ter acesso ao Parque é preciso adquirir ingresso online e aceitar os Termos de Visitação.

Proibido:

- cigarros ou entorpecentes
- bebida alcoólica
- animais domésticos
- som eletrônico ou fogos
- nudismo
- caça ou pesca
- retirada de pedras, plantas ou animais
- fogueira
- acampamento
- pichações

Instrução Normativa Nº 01 de 12 de setembro de 2022

Mais sobre os atrativos

Piscinas Naturais do Serrano-  antigo local de garimpo de diamantes de Lençóis com formações rochosas no chão, com variadas profundidades e uma água com tonalidade naturalmente amarronzada, limpa e perfeita para se refrescar e relaxar com banhos de massagens nas pequenas quedas d’água. E de onde se avista o Centro Histórico da cidade, a vegetação em volta e o horizonte com uma paisagem exuberante.

Lavadeiras e Gameleira -  local bastante conhecido e frequentado pelas lavadeiras, atividade econômica e cultural desde os tempos do garimpo até os dias atuais. Também atrai principalmente crianças e adolescentes para banhos.

Salão de Areias Coloridas - rochas gigantescas que formam túneis e cavernas com pedras e arenitos, com visual apresentando diferentes tonalidades de areia: rosa, branca, vermelha, verde, amarela e lilás. O local já foi usado por artesãos locais como fonte de matéria-prima para encher as garrafinhas de areia com desenhos coloridos, o que é proibido atualmente.

Poço Halley - com uma caminhada leve passando por paisagens típicas da Chapada Diamantina, com mata, pedras e água, leva a esse trecho do rio Lençóis. Aqui, o rio fica mais amplo e cai formando uma queda d'água baixa com água bastante límpida.

Cachoeira Primavera - situada entre pedras, esta cachoeira possui uma queda d’água que mede cerca de seis metros de altura. É formada pelo riacho Grisante, afluente do Rio Lençóis. A cachoeira dá acesso ao mirante de onde é possível apreciar a beleza da cidade de Lençóis.

Poço Paraíso - por estar bastante exposto ao Sol, sua água possui uma temperatura agradável durante o ano todo e, por isso é parada obrigatória para quem quer uma área para banho mais tranquila.

Mirante do Parque - o local é apropriado para a contemplação, pois permite uma vista de todo a grande área florestada que cerca a cidade de Lençóis.

Cachoeirinha - apesar de ter um poço bastante raso, o local é bastante ensolarado e possui uma queda d’água que pode ultrapassar os quatro metros de altura e água transparente que encanta todos visitantes.






Reserva

  • Entrada: 8h às 17h | Fechamento: 18h
  • Passeios:
    • Muritiba por baixo (autoguiada) – Piscinas naturais do serrano , poço do amor , poço da paz , poço do ônibus e poço da gameleira   (Muritiba de cima é obrigatório contatar condutor de visitante local) – locais  Salão de Areias,  cachoeirinha Poço Halley, Cachoeira da Primavera, e Mirante e poço paraíso.

Mapa

Lugares relacionados