Cachoeira do Ramalho

Cachoeira do Ramalho

Avaliações médias

Galeria

Descrição

Saindo da cidade de Andaraí, a trilha até a cachoeira do Ramalho por baixo leva em torno de 2 horas. A caminhada é realizada a maior parte do tempo dentro do cânion do Rio Baiano, onde é possível avistar vestígios históricos de garimpo em diversos pontos da trilha e ainda curtir um banho no Poço do Fervedor. Na Chapada Diamantina, os locais chamados de poço são os trechos mais largos do rio, onde as águas estão mais calmas, tornando-se um ambiente ideal para nadar e se refrescar.

A bela cachoeira impressiona com seus 90 metros de altura e pode ser contemplada, preferencialmente, nos períodos de chuva, pois ela seca em algumas épocas do ano.

Paisagem alterada pelo garimpo

A busca pelo diamante alterou a paisagem na região. Nos locais onde existem vestígios do garimpo, observe a vegetação: ela também é resultado desse período. 

Nesses locais havia uma espessa camada de solo acima das rochas, que hoje estão expostas pois foram removidas pelos garimpeiros. Como resultado, as plantas, sobreviventes das áreas vizinhas, ocuparam esses solos rasos e se adaptaram às rigorosas condições, dando origem a atual vegetação:  plantas crescendo direto nas rochas (como orquídeas, canelas-de-ema e bromélias), plantas instaladas em fendas (arbustos e algumas árvores) e “colchões” de capins e arbustos nos locais onde se formou uma camada de solo raso.

Este tipo de vegetação tem uma classificação própria, diferente dos demais, sendo chamado de campo rupestre (literalmente, sobre as rochas). Embora a maior parte da vegetação seja resultado da regeneração, há muitas espécies raras que ocorrem ali, muitas delas exclusivas (endêmicas) desta região. 

. Atividades permitidas: trekking, banho de rio, observação de aves 

. Localização
Parque Nacional da Chapada Diamantina, município de Andaraí.

. Pontos de partida

Andaraí 

. Tipos de transporte

Trekking todo o roteiro.

. Duração média do passeio

1 dia

. Distância média a pé

12 km  – ida e volta

  • Não faça fogueiras;
  • Não leve seu animal doméstico para o Parque;
  • Traga seu lixo de volta;
  • Não consuma bebidas alcoólicas e cigarros;
  • Não colete plantas e pedras;
  • Se mantenha na trilha. Não crie atalhos ou novos caminhos.
  • Não entre com instrumentos musicais. Se for ouvir música utilize fone de ouvido para não atrapalhar outras pessoas e a fauna silvestre.
  • O Parque Nacional não possui sanitários. Para “ir ao banheiro” se afaste cerca de 60m de trilhas, rios, acampamentos, cavernas. Cave um buraco de 15 cm e enterre o papel higiênico. Jamais deixe absorventes ou coloque fogo no papel higiênico.
O ICMBio recomenda a contratação de um condutor de visitantes. Ele pode enriquecer a sua viagem com atividades como observação de aves e escalada, além de apresentar a geologia, botânica e história da região. Em caso de acidentes ele irá prestar os primeiros socorros e acionar um resgate.

As trilhas do Parque Nacional são rústicas e não possuem sinalização. Resgates em áreas naturais são complexos, caros e demorados.

Utilizar máscara durante todo o período no interior do Parque Nacional, exceto em atividades como banhos, flutuação e alimentação. Caso haja necessidade de retirá-la (casos de mal-estar, por exemplo), deve-se ampliar o distanciamento (4 a5 m);

● Formar grupo de no máximo 10 pessoas, incluindo a eventual contratação de guia/condutor de visitantes e seu auxiliar;

● Manter distanciamento de 2m de outros visitantes;

● Evitar compartilhamento de equipamentos (como celular, máquina fotográfica, lanterna, luvas, cajado, binóculo, capacetes, mosquetões, mochilas, garrafas de água, cordins etc.). Higienizar as mãos e equipamentos com álcool gel 70% caso haja necessidade de troca de equipamentos;

● Higienizar as mãos com álcool gel 70% em cada parada ou logo após trechos com obstáculos ou de “escalaminhada”, em que seja necessário apoiar as mãos em alguma superfície (rocha, árvore e raiz, entre outras);

● Embale corretamente e descarte resíduos contaminantes, como máscaras e luvas, fora do Parque Nacional e seguindo as normas municipais.

Posts

Reserva

A trilha tem início na cidade de Andaraí e segue até adentrar o cânion do Rio Baiano. A cachoeira do Ramalho localiza-se num afluente deste rio e é intermitente, isso é, pode secar em períodos prolongados sem chuva na região.

Cachoeira do Ramalho: máximo de 40 pessoas por dia

Mapa

Lugares relacionados